Sobral apresenta o espetáculo “Quem tem medo de travesti?” nesta quinta, 25


Enquanto uma multidão se reunia na Praia de Iracema, no último sábado (20), para celebrar a diversidade e prestigiar o Bloco das Travestidas, comandado pelo ator e pesquisador cearense Silvero Pereira, alguma pessoa no Brasil morria por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Trata-se de uma contradição, que cria dois países: um que abre cada vez mais espaço para as demandas por representatividade e pela equidade de direitos, e outro que é campeão no mundo em crimes de ódio, contra travestis e transexuais.

Para ajudar a entender este cenário e acreditando na cultura como ferramenta de combate ao preconceito, o coletivo artístico “As Travestidas”, composto por atores, cantores e bailarinos, retorna aos palcos cearenses, na próxima quinta-feira (25), para discutir os principais desafios do universo “trans”, como o preconceito vivido ainda na infância e juventude, a baixa inclusão de transexuais no mercado de trabalho e a baixa expectativa média de vida das travestis brasileiras – 35 anos.

Resultado de imagem para Quem tem medo de travesti?Em uma Apresentação única e gratuita no Theatro São João (Praça São João, 156, Centro), em Sobral, às 19 horas, o coletivo artístico apresenta o espetáculo “Quem Tem Medo de Travesti?”, escrito e dirigido por Silvero Pereira, construído a partir de uma pesquisa histórica do papel da travesti no teatro e na sociedade, bem como fragmentos de vidas reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas que relatam sua participação no início das primeiras encenações, passando pelo glamour do teatro de revista e chegando à decadência e marginalização da figura “trans” na sociedade contemporânea.

Verão Sobral

De acordo com a presidente da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), Luísa Cela, responsável por formular e implementar políticas culturais no município, o espetáculo selecionado para compor a programação do “Verão Sobral – Férias e Pré-Carnaval”, reafirma a arte como instrumento de questionamento e transformação social.

“A cultura tem uma capacidade muito forte de promover cidadania. Isso acontece quando você levanta uma discussão, que muitas vezes não tem espaço para ser publicizada, como é o caso da violência contra a comunidade LGBT, e você mostra (através da arte) que isso não é normal e que precisa ser combatido. Trazer esse espetáculo para o interior do Ceará é uma forma de contribuir para que a população LGBT possa se expressar em qualquer lugar sobre temas que dizem respeito a realidade de quem vive nessa condição”, explica.

Fique por dentro

O teatro-musical “Quem tem Medo de Travesti?” tem direção de Jezebel De Carli e Silvero Pereira. No elenco estão os artistas Denis Lacerda (Deydianne Piaf), Alicia Pietá, Patrícia Dawson, Italo Lopes (Karolaynne Carton), George Hudson (Bethânia Houston) e Rodrigo Ferreira (Mulher Barbada). A classificação etária é de 16 anos.

SERVIÇO

Quem tem Medo de Travesti?
Data: 25 de Janeiro (quinta-feira)
Local: Theatro São João (Praça São João, 156, Centro – Sobral)

Mais informações pelo telefone: (88) 3611.3324

Destaques da Semana