SIGA NOSSOS CANAIS

PCC X CV: UM DOS CRIMES DE MORTE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO ZEQUINHA PARENTE FOI MOTIVADA PELA DISPUTA ENTRE DUAS FACÇÕES CRIMINOSAS.


As facções criminosas avançam nas ruas, nos presídios e, agora, comprovadamente, também nos centros socioeducativos. Em menos de 48 horas dois adolescentes foram assassinados dentro do Centro Socioeducativo Doutor Zequinha Parente, em Sobral.
Conforme a Polícia Civil, a primeira morte, ocorrida na noite do último sábado (31), foi motivada pela disputa entre as organizações rivais Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). Segundo apurado junto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a vítima, de nome Francisco Emanuel de Oliveira Coelho, foi surpreendida e executada por rivais internos no mesmo prédio.
Ontem, por volta das 12h30, outro adolescente foi morto dentro do Centro. Antes de ser enforcado por dois infratores, Eduardo Carreiro Lima teve o corpo perfurado em diversas partes por uma barra de ferro. De acordo com o titular do Núcleo de Homicídios da Delegacia Regional de Sobral, delegado Paulo Castro, de início se pensou que segundo homicídio aconteceu em retaliação à morte de Coelho, porém, a partir dos depoimentos dos suspeitos, foi observado que a motivação era outra.
''No primeiro homicídio foram dois autores e eles foram identificados. Os outros dois envolvidos na morte do Eduardo Carreiro foi porque no Centro corria informação que ele era um estuprador da própria irmã. Um ficou com o pedaço de pano e o outro com a barra de ferro. Eram companheiros de cela. Na Delegacia os dois contaram o porquê da execução. A permanência de todos os suspeitos em Sobral, vai ficar a critério do setor de Execução Penal'' explicou o delegado.
De acordo com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), os servidores da unidade acionaram o Samu em ambos os casos, mas devido aos ferimentos, as vítimas não chegaram com vida ao hospital da região. Em nota, a Seas informou que um processo de sindicância foi instaurado a fim de reavaliar os procedimentos de segurança do equipamento.
''Uma equipe da Seas se deslocou para Sobral para realizar todos os procedimentos e prestar suporte às famílias dos adolescentes. Em paralelo, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) iniciou os trabalhos de investigação no intuito de elucidar as ocorrências. As investigações preliminares indicam que não havia relatos de ameaças ou risco pessoal por parte dos adolescentes. Contudo, mais informações somente poderão ser apresentadas após a conclusão das investigações'' disse a Superintendência ao lamentar o ocorrido.
Ao saber das mortes, a dona de casa Socorro Mendes, mãe de um adolescente de 18 anos de idade interno na unidade, esteve no Centro Socioeducativo em busca de informações sobre o filho. ''Ele está aqui há uns quatro meses. Fico aflita em busca de saber como está meu filho, e ninguém me informa nada. Eu estou desesperada, pois não sei como ele se encontra. Só vou sair daqui depois de ser atendida'', disse a dona de casa.
Via Diário do Nordeste.
Loading...