SIGA NOSSOS CANAIS

Educação: escola de Sobral recebe grupo de alunos e professores da Guiana Francesa


Escola Estadual Lysia Pimentel, Sobral-CE; alunos recebem delegação de estudantes da Guiana Francesa para intercâmbio (Foto: Marcelino Júnior). Sobral- A Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel, instalada em Sobral, foi escolhida para receber a delegação de alunos, professores e a diretora do Collège Paul Kapel, de Caiena, na Guiana Francesa. 

A visita foi solicitada pelo professor Jonathan Horatius, que conheceu a escola sobralense em agosto do anjo passado e, segundo o mesmo, “me encantou o dinamismo e profissionalismo da diretora, Ana Emília Dias Pinheiro, de sua equipe, bem como a estrutura da escola para capacitar seus alunos”. 

Visita
A boa impressão, levou Alexandra Araújo, doutora em Linguística, professora de Português e Francês, pertencente ao quadro de professores do curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a intermediar a comunicação, entre as duas instituições. E um dos resultados da visita da equipe estrangeira será a permanência do ensino de Francês, destinado aos alunos da Escola Lysia Pimentel, via projeto de extensão com alunos do Curso de Letras da UVA. 

 Intercâmbio
Segundo a diretora da Escola Lysia Pimentel, “as atividades a serem partilhadas em cada estabelecimento de ensino devem servir a este projeto. Assim, por meio da língua, os alunos do Collège Paul Kapel, que estudam Português e os da nossa escola irão ser motivados a aprender Francês”, comemora. Ao longo da visita, entre os dias 11 e 15 deste mês, os alunos de ambos os países, compartilharão informações sobre suas cidades, regiões, comunidades escolares, interesses esportivos, literários, culinários, artísticos e, sobretudo, linguísticos.

Destaques da Semana