SIGA NOSSOS CANAIS

Semana Municipal do Meio Ambiente acontece de 5 a 8 de junho


A Prefeitura de Sobral realizará, entre 5 e 8 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente, com enfoque na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na problemática do setor. Serão realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, cine-ambiental e visitas técnicas. A solenidade de abertura acontecerá a partir das 18h30min, no Auditório do Centro de Educação à Distância do Ceará (CED).


A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes que permitem o avanço necessário ao enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de ferramentas para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado)

A ação objetiva disseminar conceitos e experiências aplicadas aos resíduos sólidos, debater e esclarecer sobre a importância da coleta seletiva e a destinação final, além de esclarecer sobre a importância da reciclagem e como ela gera emprego e renda.

A programação é destinada especialmente a gestores públicos municipais, representantes do Consórcio Público de Resíduos Sólidos da Região Norte, setores empresariais, acadêmicos e membros da sociedade civil ligados à cadeia produtiva dos resíduos sólidos.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (05/06)
18h30min: abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente 2018.
Exposição da Mostra SESC: mudando com consciência.
Local: auditório do Centro de Educação à Distância do Ceará (CED).

19 horas: mesa-redonda “O Município de Sobral e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
Local: auditório do Centro de Educação à Distância do Ceará (CED).
Participantes: Alceu de Castro Galvão Júnior, analista de regulação da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará (ARCE); Dra. Juliana Cronemberger de Negreiros Moura, promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Ceará; Marília Ferreira Lima, secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma); Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral; Joselito Lima Silveira, secretário executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral.