SIGA NOSSOS CANAIS

Bebês prematuros viram super-heróis no Hospital Regional Norte, em Sobral



Sobral- Os bebês do serviço de Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN) se tornaram super-heróis esta semana, em uma ação de humanização que ressalta a força e resistência dos prematuros. 

Hospital Regional Norte, Sobral- CE; Elisfabia Ximenes emocionada ao ver a filha fantasiada de Mulher Maravilha (Foto: Teresa Fernandes).
Sobral- Os bebês do serviço de Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN) se tornaram super-heróis esta semana, em uma ação de humanização que ressalta a força e resistência dos prematuros. “Eles são super-heróis porque apesar de tão frágeis, são muito resistentes e lutam para sobreviver. Temos muitas histórias felizes que nos impulsionam e nos motivam”, reforça a coordenadora da Neonatologia do HRN, enfermeira Maria Cristiane Lemos.

Recuperação

A ação com os bebês empolgou as mamães. A autônoma Elisfabia Ximenes, 29, disse ter ficado emocionada ao ver a filha Maria Geovana fantasiada de Mulher Maravilha. “Achei muito legal a ação porque conscientiza que o bebê prematuro precisa de cuidados especiais. Eles são verdadeiros guerreiros. Aqui no HRN nós temos todo apoio”, garante. A pequena Geovana, que nasceu há pouco mais de 20 dias, com 30 semanas de gestação, estava com apenas 1.600 g e 42 cm. Hoje, ela já está com 1.778 g e 45 cm.


Os prematuros são os bebês que nascem com idade gestacional abaixo de 37 semanas. No HRN, os pacientes recebem cuidados da equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos. Há ainda psicólogos que dão apoio às mães. “Nós cuidamos do binômio mãe/filho”, completa Cristiane Lemos.

Cobertura

Em cinco anos, mais de seis mil bebês foram atendidos na Neonatologia do HRN, que contempla a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). São 49 leitos, dos quais 10 na UTI Neonatal, 30 na UCI Neonatal e nove na Canguru. São atendidos pacientes de 55 municípios da Região Norte do estado do Ceará.
Loading...