SIGA NOSSOS CANAIS

Forquilha - CE - Peste suína: Adagri orienta criadores da região Norte


Forquilha-  Devido à recente descoberta de um foco de peste suína no município de Forquilha, na região Norte do Estado, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) divulga aviso destinado a todos os produtores de porco, mesmo aqueles que tenham apenas um no seu quintal, e a população em geral.

“Foi detectado foco de peste suína aqui na zona Norte do Ceará. Esclarecemos que a peste, embora seja letal para os porcos, não causa nenhum problema a saúde das pessoas. A peste suína clássica é uma doença que ocorre somente em porcos. Fiscais veterinários da Adagri já estão atuando na área do foco, tomando todas as providências e medidas sanitárias”, explica a Agência.

Contato

A Agência também disponibiliza contato telefônico para que todas as dúvidas sejam esclarecidas. “Para que a doença não se espalhe, pedimos aos produtores que entrem em contato pelo telefone 0800-280-0410, ou em qualquer escritório da Adagri, caso esteja acontecendo mortalidade em seu rebanho. Colaborem com os veterinários da Adagri mostrando seus animais para serem examinados”, pede a nota.

Confirmação

O foco de peste suína foi confirmado pelo Laboratório Agropecuário Nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que, juntamente com a Adagri, enviou técnicos à localidade de Mulungu, onde ocorreu o surto, para a adoção dos procedimentos necessários que impeçam o avanço de novos casos. De acordo com o Ministério da Agricultura, a doença foi detectada em uma propriedade de criação familiar que mantinha a produção para consumo próprio.

Ainda segundo o Ministério, o Ceará não está na zona livre de febre suína clássica do País, que inclui 17 Estados, e o surto foi detectado a mais de 500 quilômetros dos limites dessa área. Segundo a Associação Brasileira de Proteína animal (ABPA), também não há fluxo comercial de produtos suínos partindo do Ceará com destino às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Serviço

Adagri

Contato pelo 0800-280-0410