SIGA NOSSOS CANAIS

Senado aprova empréstimo de 50 milhões de dólares para Sobral nesta quarta-feira (10/10)


Foi aprovado pelo Senado, nesta quarta-feira (10/10), um empréstimo de 50 milhões de dólares para Sobral, que serão destinados ao financiamento do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Os principais beneficiários do programa serão os moradores de áreas vulneráveis, contempladas com as obras de saneamento ambiental, requalificação de áreas urbanas e mobilidade urbana.

O maior valor dos recursos será direcionado para obras de saneamento, totalizando um montante de 41,4 milhões de dólares, que deverá resolver o problema histórico de abastecimento de água na cidade.

Em julho, o prefeito Ivo Gomes esteve reunido com o diretor do CAF, Jaime Holguín, e com servidores da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para conclusão das negociações.

Em fevereiro, técnicos da CAF visitaram alguns locais de Sobral que serão contemplados, como o Bairro Alto da Brasília, Parque da Estação Ferroviária, Parque do Pajeú, Lagoa da Fazenda, sítio histórico e a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Sumaré.

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, a concessão de cooperações técnicas e outros serviços especializados. Constituído em 1970 e composto atualmente por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, junto à Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região.