SIGA NOSSOS CANAIS

Startups: Inova Sobral gradua nova turma


Sobral- Nesta quinta-feira (31), às 18h, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) de Sobral realiza a cerimônia de graduação dos participantes do projeto Inova Sobral, do Programa municipal Ocupa Juventude. O Projeto incentiva a criação de empresas de inovação (startups) dentro de uma metodologia que prioriza o alto rendimento.

Nível

Coordenado pela STDE, em parceria com o Sebrae, e do Sesi/Senai/Fiec, o Inova teve no ano passado, mais de 700 inscritos, mais de 1 mil horas de instrução e mentorias, que passaram por processos competitivos para formar 70 novos empreendedores inovadores, com 12 startups prontas para o mercado atual.

Empreendedor

De acordo com David Mendes Aguiar (22), um dos participantes do Inova Sobral, que viu seu sonho sair do papel em 2016, “montar a minha própria empresa foi algo que não pensei que fosse possível na idade de 19 anos, quando tive essa oportunidade. O momento de imersão que o projeto me deu, fez com que eu descobrisse o meu lado empreendedor”, revela.


Sobral-CE; Gean Rodrigues estará este ano na Campus Party representando o Ceará com o Smart Capacete (Foto: Marcelino Júnior).
Corredores Digitais

Outro espaço para quem busca empreender nesse ramo é aberto pela Secretaria da Ciência, Tecnologia em Educação Superior (Secitece), do Estado, com o Programa Corredores Digitais, lançado em Sobral em 2011. A proposta oferece uma combinação de modernas experiências de aprendizagem destinadas a desenvolver o potencial inovador de futuros empreendedores, incentivando a geração de novos negócios digitais também nos municípios de São Benedito (região Norte), Fortaleza, Maracanaú, Beberibe, Jaguaribe, Tauá e Quixadá.

O programa seleciona até 36 times que recebem, durante seis meses, capacitação e orientação de especialistas na área para tirar suas ideias do papel e lançá-las no mundo cada vez mais interativo da internet.

Formação

“Eu acredito que Sobral tem se destacado na área de startups, justamente pelo desenvolvimento da cidade, por ser um polo universitário com muitos cursos na área de tecnologia. Nos seis meses de imersão do ‘Corredores Digitais’, os jovens são capacitados durante o primeiro mês sobre empreendedorismo, marketing e outros temas; para depois seguirem para Fortaleza, com o objetivo de montar uma ideia; ainda haverá mais um processo seletivo e, em cinco meses, o aplicativo estará pronto para o mercado digital”, ressalta Leandro de Vasconcelos Lopes, coordenador de
Capacitação e Qualificação da STDE.

Inovação

Criada pelo analista de sistemas Gean Viana Rodrigues (38), a startup Smart Capacete foi a única empresa cearense convidada a participar este ano da Campus Party Brasil 2019, principal evento de internet e tecnologia do País. O encontro é responsável pelo conteúdo e pela construção de ambientes favoráveis para divulgar as tecnologias mais avançadas, assim como suas aplicações nos campos da educação, da economia, do trabalho e da cultura digital.

Evento

O encontro ocorrerá em São Paulo, entre os dias 12 e 17 de fevereiro. “Será uma semana de eventos, palestras, exposições, mentoria e muito mais”, adianta Gean Rodrigues. “Na lista dos 140 produtos selecionados, apenas o protótipo sobralense aparece como participante”, diz o inventor, que faz parte de diversos grupos de startups e dos Corredores Digitais.

Serviço

Graduação Inova Sobral

Horário: 18h

Local: Auditório do Sesi, na Avenida Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003, Campo dos Velhos