SIGA NOSSOS CANAIS

Escola de Floricultura do Ceará forma 12ª turma na Ibiapaba



São Benedito- A próxima terça-feira (26) será reservada à entrega de certificados aos 17 alunos concludentes do Curso Básico de Flores realizado pela Escola de Floricultura do Ceará, que forma sua 12ª turma. O equipamento, instalado na Serra da Ibiapaba, já qualificou 319 jovens, gerando oportunidades que viabilizam a permanência no campo.

Oportunidade

De acordo com a coordenadora da escola, Patrícia Moreira, “essa iniciativa está ampliando aos participantes, possibilidades de emprego, renda e estudo. Antes, em busca de um emprego, os filhos de agricultores migravam para os grandes centros urbanos. Agora, estamos conseguindo fazer com que eles permaneçam na localidade em que moram, aprofundado os estudos na área de ciências agrárias, empregados na empresa de flores Reijers ou montando o próprio negócio”, explica.

Para Naiane Paiva, que trabalha no Grupo Reijers, o curso foi fundamental porque garantiu permanência na região. “Eu precisei ir para São Paulo procurar emprego. Mas a minha vontade era estar perto da família. Por isso, voltei, me inscrevi no curso e, logo depois, me chamaram para trabalhar”, comenta a jovem, com satisfação, e finaliza. “No início, era cortadora de flores para arranjos. Atualmente, sou supervisora do setor. Graças ao curso que me qualificou”, comemora.


Naiane Paiva, uma das alunas formadas na última turma, comemora o emprego garantido por meio do manejo de flores (Foto: divulgação).
O curso

Voltado para jovens de 18 a 25 anos, o curso, criado em  2006, possui carga horária de 192 horas/aula, com conteúdo dividido em 17 módulos teóricos e práticos, além do estágio, contemplando disciplinas como introdução à floricultura, produção de flores temperadas de corte, produção de rosas, produção de folhagens ornamentais, agricultura orgânica, economia solidária e segurança do trabalho, controle de pragas e doenças, uso correto de defensivos, pós-colheita e comercialização.

Inscrições

Com periodicidade anual e capacitação gratuita, o curso, iniciado em setembro do ano passado, sendo concluído em janeiro deste ano, recebe inscrições em sua sede no período determinado durantes as veiculações em rádios e outras mídia locais. O interessado deve apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Geralmente, são ofertadas 40 vagas por turma. A Escola de Floricultura do Ceará é um equipamento do Governo do Estado administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe).

Colabore com o Blog Zona Norte pelo W