SIGA NOSSOS CANAIS

Governo do Estado planeja novo aeroporto e cinco voos regulares por semana em Sobral

Durante evento de celebração do voo inaugural Aracati-Recife, no aeroporto Canoa Quebrada - Dragão do Mar, na última terça-feira (26), o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que um novo aeroporto é pensado para a "capital" da Região Norte do Estado. Sobral, distante 234 km de Fortaleza, tem aeródromo, mas nele não há voos regulares, atualmente. 

 Na semana passada, o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, anunciou que planeja cinco frequências semanais do voo Fortaleza/Sobral/Fortaleza. As cidades de São Benedito, Crateús e Iguatu também devem passar a ter voos regulares, três vezes por semana. No ano passado, O Povo Online noticiou que a Azul estudava operar no aeroporto de Sobral a partir de 2020. 

 O novo terminal que o Governo busca viabilizar em Sobral ficará localizado em uma área a sete quilômetros do perímetro urbano da cidade. Elaborado ainda em 2016, estudo do Estado aponta que os investimentos previstos para o equipamento incluem construção de terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados (m²); pátio de aeronaves de 21,3 mil m², com oito posições; pista de pouso e decolagem de 1.600m x 30m; e seção contra incêndio modelo padrão. 

O novo aeroporto poderá operar aeronaves da aviação comercial, como o Airbus A319, com capacidade para cerca de 120 passageiros.