SIGA NOSSOS CANAIS

Projeto “Janela do Metrô 2019” leva estudantes para uma aula-passeio no VLT de Sobral.


Como o aprender não tem exclusividade da sala de aula. Os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Trajano de Medeiros, tiveram a oportunidade de participar de uma aula-passeio nesta segunda-feira (26), dentro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), como parte da Metodologia pedagógico do projeto de extensão "Da Janela do Metrô 2019". Confira no Vídeo  (AQUI)

A Aula-passeio como instrumento pedagógico proporcionou aos estudantes identificar e registrar, em linguagem visual, escrita e verbal, a localização e os deslocamentos das pessoas num espaço urbana, periférica e rural, utilizando a paisagem local, vista pelas janelas do metrô, como objeto de estudo capaz de indicar mudanças na sua compreensão.

O Projeto foi desenvolvido inicialmente pelo professor de Geografia Régis Brito, agora somados aos outros professores outras linguajem de Ensino Fundamental. A partir da observação dos próprios alunos em atividades ao ar livre. 

A metodologia inclui encontros de preparatórios para os professores. No retorno da Aula-passeio à unidade escolar, os alunos são incentivados a produzir trabalhos textuais que reflitam a experiência vivida, direcionada ao objeto de estudo do semestre letivo. Confira no Vídeo (AQUI)

O projeto só foi possível devido à parceria exitosa entre a direção da escola e os responsáveis administrativos pelo Metrofor em Sobral, que gerenciam o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que disponibilizaram gratuitamente as passagens. Via Blog Célio Brito