SIGA NOSSOS CANAIS

UBAJARA-CE: Novo sangradouro é aberto no açude Granjeiros e água escoa para o Rio Jaburu



513 famílias foram orientadas a deixarem suas casas; escoamento começou por volta do meio-dia desta terça-feira (19). Um novo sangradouro foi aberto na manhã desta terça-feira (19) para evitar riscos de rompimento da barragem do açude Granjeiro, localizado entre as cidades de Ubajara e Ibiapina. 

O vertedouro vai escoar 50% do volume do reservatório. Nas primeiras horas da manhã, as máquinas já faziam as últimas escavações para abrir o sangradouro às 10 horas, porém, com o terreno rochoso, a abertura atrasou em quase duas horas. A área de escavação foi isolada pela Polícia Militar e apenas jornalistas e autoridades tiveram acesso, mas muitos curiosos se concentraram em outros pontos ao longo do Rio Jaburu, que recebeu as águas do açude. 

A barragem é particular. Em nota, o proprietário da Agroserra, Avelino Forte, informou que "faz a manutenção regular e que não foi notificado sobre a falta de laudo que comprove a segurança do açude". Como foram os reparos O prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, fez um alerta nas redes sociais sobre o risco de rompimento, na segunda-feira (11). Na terça, a Defesa Civil foi acionada. O trabalho de colocar sacos de areia para reforçar a estrutura começou na quarta e a escavação de um novo vertedouro iniciou na sexta. 

 Evacuação
 O Rio Jaburu passa por oito comunidades e todas as famílias foram visitadas, Mais de 90% delas foram retiradas, segundo a Defesa Civil, transferidas para espaços públicos ou casa de familiares para ficarem longe de um eventual alagamento. (Diário do Nordeste)