SIGA NOSSOS CANAIS

Deputados votam parecer favorável à reforma da Previdência em sessão da CCJC, na Câmara


Após mais de 9 horas de sessão, deputados aprovaram parecer favorável da reforma da Previdência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara, por 48 votos a favor e 18, contra. Não houve abstenções

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizou nesta terça-feira, 23, a análise do relatório sobre a reforma da Previdência proposto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Os deputados votaram parecer favorável à reforma.

O delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), relator das novas regras para a aposentadoria, anunciou nesta terça a retirada de quatro pontos da proposta, após negociação com líderes da base governista.

A sssão estava marcada para a semana passada. No entanto, foi adiada para esta terça.  Durante a sessão, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) classificou a votação como um "desrespeito" à Comissão de Constituição e Justiça. "Nunca vimos a isso presidente (da CCJ). A CCJ votar sem ter os dados que sustentam a admissibilidade dessa Proposta de Emenda à Constituição (PEC)", acrescentou o político.

Os opositores da reforma tentaram atrasar a votação, apresentando uma série de questionamentos ao titular da Comissão, Felipe Francischini (PSL-RJ). Conforme a Folha de S. Paulo, havia também requerimentos protocolados para retirar a PEC da pauta, além de adiar a votação.



A sessão foi marcada por discussão entre os parlamentares. Alguns deputados se aglomeraram ao redor da mesa do presidente do CCJ, solicitando o fim da sessão. No entanto, Francischini manteve a assembleia.

Os parlamentares fizeram discurso de cinco minutos, cada, para apresentar argumentos contra e a favor do texto da reforma.

Após mais de 9 horas de sessão, deputados aprovaram parecer favorável à reforma da Previdência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara, por 48 votos a favor e 18, contra. Não houve abstenções.

Com informações da Agência Brasil