SIGA NOSSOS CANAIS

Abertura da 3ª edição do #SobralnoEnem reúne mais de mil estudantes


Um clima de muita alegria e emoção tomou conta dos mais de mil estudantes que participaram da abertura da 3ª edição do #SobralnoEnem, promovido pela Prefeitura de Sobral, neste sábado (15/06), no Centro de Convenções. Com uma feira de profissões, música ao vivo e uma palestra com a deputada Tabata Amaral, o evento iniciou uma série de 20 aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O próximo encontro será realizado no dia 29 de junho.

O prefeito Ivo Gomes destacou o sucesso do #SobralnoEnem e o apoio dado aos jovens universitários por meio do projeto Bolsa Universidade. “No início deste ano a rede pública de Sobral emplacou mais de 300 estudantes nas universidades aqui em Sobral. Muitos dos alunos aprovados passaram por este programa. Fomos atrás do que há de mais competente no Ceará para dar a vocês a oportunidade de ingressar na universidade e continuar. Para isso a Prefeitura oferece bolsas para os egressos da rede pública de baixa renda nos dois primeiros semestres”, disse o prefeito.

Ativista pela educação, a deputada Tabata Amaral contou a sua história de superação, frisou a importância de sonhar grande e o papel da educação como promotora de mudanças necessárias. “Foi em Sobral que eu aprendi que o Brasil poderia ter a melhor escola pública do mundo. Quando eu vi o que vocês estavam fazendo e o sonho que estavam tendo, eu tive a mais absoluta certeza de que esse sonho era possível”, disse a parlamentar, que ainda aconselhou estudantes. “O primeiro passo vocês já deram que é ter a oportunidade, o segundo é acreditar que pode sonhar, o terceiro passo é a dedicação. Na hora que vocês passarem na faculdade será uma família inteira, uma comunidade inteira acreditando que faculdade também é pra gente”.

Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, “é necessária muita dedicação e a crença de que vocês podem sim, através do estudo, transformar as suas vidas e de suas famílias. Espero que vocês se dediquem bastante ao longo das atividades do Sobral no Enem 2019 e no final do ano vamos comemorar o ingresso de vocês na universidade”, disse o secretário, que ainda desejou boa sorte aos estudantes.

A acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Mikaele Anselmo, foi estudante da rede pública durante toda sua vida estudantil e deu seu depoimento para os estudantes presentes. “Sou filha de mãe solteira, minha vida não foi fácil, mas a educação transformou a minha vida e pode transformar a vida de todos. Eu já estive no lugar de vocês e por isso peço que valorizem este projeto que é incrível, que dá todo o suporte para vocês estudarem. Os professores são ótimos e ajudam muito a gente que não tem condições de pagar um cursinho particular. Agradeço ao município de Sobral, ao Estado do Ceará e ao projeto Sobral no Enem pelo investimento na nossa educação”, disse Mikaele.

Também participaram da abertura do #SobralnoEnem o deputado federal Leônidas Cristino; o deputado estadual Queiroz Filho; o presidente da Câmara Municipal, Carlos do Calisto; secretários municipais; professores, coordenadores e diretores das escolas públicas de Sobral; e comunidade em geral.

O #SobralnoEnem é promovido pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), e oferece material didático, fardamento, lanche, laboratório de redação, simulados, além de transporte para os estudantes que moram nos distritos de Sobral.