SIGA NOSSOS CANAIS

11 de outubro: Dia Nacional da Prevenção da Obesidade; Doença atinge quase 20% da população brasileira


A obesidade é um problema de proporções epidêmicas no mundo. No Brasil, os números mostram que a doença é caso de saúde pública. Conforme pesquisa da Vigitel publicada pelo Ministério da Saúde, neste ano de 2019, 19,8% da população no Brasil vem sofrendo com a obesidade. 

Com objetivo de discutir o problema, a cada dia 11 de outubro há o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. O médico referência em medicina preventiva e do estilo de vida saudável, Fernando Guanabara, explica a importância da data para discorrer sobre o problema e destaca que esse aumento do número de obesos pode ser explicado devido ao estilo de vida que parte da população adota.

“Hoje, as pessoas focam muito no trabalho e deixam de fazer atividade física, não dão prioridade para uma alimentação balanceada e o sono também é prejudicado. Isso gera inflamação no corpo, estresse. A inflamação está associada ao sobrepeso e a obesidade. Acaba que essas pessoas procuram a comida para recompensar o estresse, como se aquilo fosse um escape”, afirmou o médico.

O excesso de peso também aumentou dentre a população brasileira. No Brasil, 55,7% da população tem excesso de peso. Fernando Guanabara ainda explica que muitas doenças, que sequer imaginamos, têm relação direta com a obesidade: “Além das doenças cardiovasculares, este excesso de peso está relacionado ao câncer, parkinson, demência, diabetes tipo 2 e o próprio processo do envelhecimento, que acaba se tornando acelerado”, pontuou Fernando.