SIGA NOSSOS CANAIS

Alunos da rede estadual recebem 12 mil notebooks como premiação por bom desempenho


Estudantes da rede pública de ensino do Ceará que tiveram bons resultados acadêmicos em 2016 receberam nesta quinta-feira, 10, notebooks como premiação do Governo do Estado. Foram 12 mil equipamentos distribuídos entre alunos que, na época, faziam ensino médio em turmas regulares ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento do Estado nos prêmios foi de R$ 11,9 milhões.

Para receber o prêmio batizado de “Aprender pra Valer”, criado em 2009, é preciso que o aluno obtenha alta nota no Exame Nacional do Ensino Médio ou resultado satisfatório em língua portuguesa e matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Segundo o Governo, 69.181 notebooks já foram entregues desde o início do programa. Ao todo, foram gastos R$ 69,8 milhões.

“É uma forma de estimular para que o aluno estude mais, busque melhores resultados, além de ter um equipamento importante que possa auxiliar na sua vida acadêmica”, afirmou durante a entrega o governador Camilo Santana que, devido ao período eleitoral de 2018, quando tentava a reeleição, ficou impedido de entregar parte dos computadores. 

Apesar de o governador reconhecer a necessidade de internet nas escolas estaduais como complemento dos computadores, o secretário da Educação, Rogers Mendes, afirma que apenas 50% das instituições contam com a conexão. Camilo diz que a meta é que a cobertura de rede se estenda para todas as escolas estaduais, mas não dá prazo para que o objetivo seja atingido. “A dificuldade, às vezes, é nas escolas do interior, principalmente nas escolas rurais. Nós temos contratado antenas onde não tem o Cinturão Digital”.

O POVO Online