SIGA NOSSOS CANAIS

Cirurgias de correção de orelhas de abano com baixo custo


Projeto Orelhinha chega a Santa Casa de Sobral e oferece cirurgias de correção de Orelhas em Abano com baixo custo

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) começou a realizar cirurgias de tratamento corretivo de Orelhas em Abano (Otoplastia). A iniciativa é uma parceria com o “Projeto Orelhinha”, que tem o objetivo de oferecer o procedimento com profissionais especializados e um custo acessível e facilitado.

A Otoplastia é considerada uma cirurgia estética e por isso não é ofertada de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nem por convênios. Com um sistema de gestão mais eficiente, o Projeto Orelhinha visa tornar acessível o custo das cirurgias que variam atualmente entre R$6 mil e R$ 8mil, oferecendo de forma facilitada pela metade do preço.

Os interessados devem ligar para a central de atendimentos do Projeto Orelhinha (0800 718 7804) e realizar um cadastro. A etapa seguinte é uma palestra de orientação, onde o interessado é apresentado ao procedimento cirúrgico, ao local do procedimento e quem irá realizar. Na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dr. Agostinho Moura é o cirurgião plástico responsável.

Projeto Orelhinha

O Projeto Orelhinha começou suas atividades em 2010, e contando agora com Sobral, já está presente em 26 cidades do Brasil. No início, era direcionado a crianças entre sete e 14 anos, que buscavam a cirurgia por sofrerem bullying na escola. O projeto começou a se estender ao público adulto em 2013, levando em consideração que as orelhas de abano são uma característica familiar.

De acordo com o idealizador do projeto, Dr. Marcelo Assis, a Otoplastia não é somente uma cirurgia estética, mas também social: “A questão da autoestima é muito importante. Na infância, a criança que tem orelha de abano tem problema na escola, quando adulto não quer ir para o trabalho, às vezes perde o emprego. Hoje, é considerada, uma cirurgia social. É uma das cirurgias mais procuradas e realizadas entre os jovens”, ressalta.

Primeira vez em Sobral

A SCMS recebeu a primeira palestra de orientação do Projeto Orelhinha na quarta-feira (02/10). Os interessados cadastrados foram orientados sobre o procedimento, formas de pagamento e cuidados necessários antes e depois da cirurgia, e também apresentados ao cirurgião plástico responsável, Dr. Agostinho Moura.

As cirurgias começaram a ser realizadas nesta sexta-feira (18/10) com quatro pacientes. O idealizador do projeto, Dr. Marcelo Assis, esteve presente: “Geralmente no primeiro dia eu venho acompanhar para deixar no padrão do Projeto Orelhinha, pois tem toda uma padronização da técnica. Fazemos um treinamento com as equipes médicas de acordo com a rotina do hospital”, explica.


Já estão agendadas oito cirurgias para o mês que vem e, mais oito para o mês seguinte, totalizando 20 procedimentos. Ao ser encerrada a primeira turma, outra palestra será marcada na SCMS e outras pessoas poderão ser operadas por meio do Projeto Orelhinha.