SIGA NOSSOS CANAIS

IFCE oferta 280 vagas em oito cursos técnicos em Sobral


O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou o edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos no semestre 2020.1. As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 18 de outubro, exclusivamente pela internet. Ao todo, são ofertadas 280 vagas em oito cursos, todos gratuitos.

A taxa de inscrição é de R$ 50. Para solicitar a isenção, os candidatos precisam, primeiramente, realizar a inscrição em qselecao.ifce.edu.br e, depois, fazer o pedido da isenção em https://esolis.ifce.edu.br/, anexando todos os documentos necessários (o passo a passo está no item 7 do edital), também no período de 7 a 9 de outubro. Têm direito à isenção candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública ou na condição de beneficiários de bolsa integral em escola particular e que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; candidatos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; e candidatos declarados baixa renda.

As ofertas são para oito cursos técnicos gratuitos (Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho). Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. As aulas são no turno da noite, com exceção dos cursos de Agropecuária e Segurança do Trabalho, que são vespertinos (tarde). Cada curso conta com 35 vagas.

A data das provas (Redação e Conhecimentos Gerais) será no dia 24 de novembro, no turno da manhã. O resultado final será divulgado no dia 27 de dezembro, e as aulas iniciam no dia 27 de maio de 2020. Para se inscreverem, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico do IFCE (qselecao.ifce.edu.br), onde poderão também consultar o edital para obtenção de mais informações.