13 de jan. de 2020

Nota de Esclarecimento – CNH


Ao tentar efetuar a renovação da sua CNH, o condutor Fabio Silva Cordeiro de Almeida foi informado pela equipe da Regional do Detran-CE, localizada em Sobral, que havia uma outra CNH registrada com os seus dados em Brasília. Tal fato se configura como um golpe sofrido pelo condutor e praticado na referida unidade da Federação.
Em casos como esse, o condutor deve realizar imediatamente um Boletim de Ocorrência para registrar o ocorrido, bem como procurar os órgãos de proteção ao crédito para verificar se há registros em seu nome e que não foram efetuados por ele.

O Detran-CE informa que já está em contato com o Departamento de Trânsito de Brasília e pediu celeridade para que efetuar o cancelamento da referida CNH. Tal Departamento se comprometeu em solucionar a situação em até 10 dias para que o cidadão não seja prejudicado, bem como abrir processo de sindicância para apurar o caso. Tão logo o cancelamento seja efetuado, o Detran-CE seguirá com o processo de renovação da CNH do condutor que, no mesmo dia da sua finalização, poderá ter o seu novo documento na forma digital (CNH Digital), enquanto recebe, em até 7 dias, o documento físico.

Há registros de golpes como este em todo o país e a maioria tem origem no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. No Ceará, com o processo de validação facial efetuado pelo Detran-CE no ato em que é solicitado uma segunda via ou renovação da CNH, o risco de fraude foi praticamente eliminado. Entretanto, cidadãos cearenses acabam tendo seus documentos fraudados por outros meios e sendo vítimas de estelionatários de outros estados. 

Donizete Arruda
Diretor da Regional do Detran de Sobral



Publicação anterior
Próxima publicação