3 de mar. de 2020

Novas ambulâncias do SAMU iniciam atividades em Sobral nesta terça-feira (03/03)


A secretária da Saúde de Sobral, Regina Célia Carvalho, participou, nesta terça-feira (03/03), da entrega oficial das novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um investimento superior a R$ 500 mil reais na melhoria da assistência em casos de acidentes graves no município.

“Sabemos que existe um desgaste natural das ambulâncias, elas realizam atendimentos em todo território, durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. Melhorando a nossa frota, conseguimos melhorar também os serviços de saúde de urgência e emergência, melhorando as condições de socorro imediato”, afirmou a secretária.

Sobral foi o único município que atendeu aos critérios para renovação da frota, pois o Ministério da Saúde (MS) considerou o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização, foi renovada.

SAMU SOBRAL

O Samu funciona em Sobral desde 2005, 24 horas por dia. O serviço conta, ao todo, com 16 médicos, 7 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem e 12 condutores socorristas. São ainda 12 Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM) que atendem as ligações ao 192. Em 2019, o SAMU realizou 8.021 atendimentos.

O objetivo do SAMU é socorrer rapidamente e levar os pacientes para unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo o óbito.




Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários:

Destaque

A vítima foi uma mulher identificada por Viviane Carla Bonfim, ela morreu no início da manhã de hoje (28), na avenida principal que dá acess...

Continue lendo