2 de mar. de 2020

Serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral disponibiliza triagem oncológica


O Hospital atende pacientes de 55 municípios da região noroeste do estado do Ceará, entre eles, pessoas diagnosticadas com câncer.

O serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) passou a disponibilizar, nesta quinta-feira (27/02), a triagem oncológica no hospital, cujo principal objetivo é evitar falhas ou prorrogação de consultas e exames, melhorando o tempo e otimizando o tratamento de pacientes diagnosticados com câncer. Além disso, este novo processo permite o cuidado mais humanizado, pois o paciente encontra hoje na Santa Casa um serviço de Oncologia centralizado – acolhimento, diagnóstico e tratamento, evitando deslocamento desnecessário para um hospital da capital cearense.

A triagem oncológica da SCMS funcionará da seguinte forma: as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12 horas, haverá o acolhimento de pacientes que agendaram as consultas anteriormente. Tais agendamentos serão realizados de segunda a quinta-feira, das 13h às 17 horas, por meio do telefone disponibilizado pelo Hospital. Os moradores de Sobral serão intermediados pelo Posto de Saúde do seu bairro. Já os pacientes dos demais municípios da Região, precisarão ser atendidos pelo médico do município de origem, o qual irá gerar um guia de referência que servirá para agendamento de consulta na triagem oncológica. Neste caso, apenas a Secretaria Municipal da cidade poderá realizar o intermédio. O paciente deve comparecer à consulta portando documento original com foto, comprovante de endereço e a guia de referência do município.

“O paciente que procura atendimento especializado em Oncologia tem acesso na Santa Casa, desde a consulta à cirurgia. É dispensável que o paciente realize um grande deslocamento para tratamento em outra cidade, quando aqui já existe todo esse auxílio”, explica o coordenador médico do serviço de Oncologia da SCMS, Dr. Erialdo Silva.

Referência na Região

O Hospital é o único do interior cearense credenciado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Atualmente a Santa Casa oferece assistência especializada, humanizada e integral aos pacientes com câncer, dispondo de equipamentos com tecnologia avançada e uma equipe composta por profissionais especialistas. Além disso, todo o atendimento, desde o diagnóstico ao tratamento, é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda neste ano o serviço contará com o novo serviço de Quimioterapia; um novo aparelho de Radioterapia; e uma residência multidisciplinar em Oncologia.

Serviço:

Funcionamento da Triagem Oncológica

Atendimento: Segunda, quarta e sexta-feira

Horário: 8h às 12h

Agendamento de consultas

Atendimento: Segunda  a quinta-feira

Horário: 13h às 17h

Telefones: (88) 31120449 ou 31120406

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Publicação anterior
Próxima publicação

Destaque

A vítima foi uma mulher identificada por Viviane Carla Bonfim, ela morreu no início da manhã de hoje (28), na avenida principal que dá acess...

Continue lendo