10 de ago. de 2020

Site mostra se o seu CPF tem dívidas; consulte de graça

Consultar a dívida ativa por CPF pode ser feito online e de graça. Dívida ativa é todo valor decorrente de um débito não quitado junto a um ente administrativo, como a União, Estado ou Município. A quantia pode se referir tanto a impostos, como IRPF, IPVA, IPTU e ICMS que não foram pagos ou recolhidos no prazo regular. Também podem incluir valores de natureza não-tributária, como multas, custas processuais, fianças e outras obrigações legais previstas no Artigo 39 da Lei 4320/64. Quando há uma dívida ativa no CPF, o credor pode fazer a cobrança administrativamente ou por meio de execução fiscal na Justiça.

A consulta de dívida junto à União pode ser realizada no portal Regularize do Governo Federal. Para acessar o serviço, é preciso ter em mãos CPF, data de nascimento, nome da mãe, e-mail e telefone da pessoa cuja dívida será verificada. Além disso, no primeiro acesso, será necessário criar uma senha e definir uma frase de segurança para o login.

Passo 1. Acesse o portal Regularize (www.regularize.pgfn.gov.br), role até o final da página e clique em “Cadastre-se”;

Passo 2. Digite o CPF e avance;

Passo 3. Preencha o formulário com as informações solicitadas. É preciso também criar uma senha de acesso e uma frase pessoal que só você saberá. Ela aparecerá nos e-mails enviados pela plataforma para garantir que se trata de uma comunicação oficial, e não alguém tentando se passar pela Fazenda;

Passo 4. Copie um código enviado para o e-mail cadastro, digite no campo e clique em “Validar cadastro” para finalizar;

Passo 5. Ao acessar o painel do portal Regularize, selecione “Consulta à dívida”;

Passo 6. O site separa as dívidas entre “Não previdenciárias”, “Previdenciárias” e “FGTS”. Navegue por cada uma delas e clique em “Consultar” para ver os débitos pendentes, caso existam.

Fonte: TechTudo G1

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários:

Destaque

O programa "DEIXA QUE EU PAGO" desenvolvido pela Mister Money permite fazer pagamentos de contas atrasadas, usando o Limite do CAR...

Continue lendo