14 de fev. de 2021

O que abre e fecha no Ceará no período do Carnaval 2021

O governador do Ceará, Camilo Santana, já havia anunciado, em janeiro, a suspensão das festas de Carnaval devido à pandemia, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular.

Além de ser vedada a concessão de ponto facultativo, por todas as esferas de governo estadual, no período definido em calendário para o Carnaval.

A recomendação dos últimos decretos prevê a abertura do comércio – pela primeira vez em 87 anos -, serviços, indústria, escolas e universidades durante os dias de carnaval. Diante desse cenário, veja o que abre e fecha entre os dias 15 e 17 de fevereiro deste ano.

Saúde

Todas as unidades de Saúde do Estado funcionarão normalmente.

Supermercados

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), o funcionamento dos supermercados de Fortaleza seguem normais. O horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h.

Porém, pode acontecer de supermercados oferecerem horários diferenciados, portanto, fica a critério de cada uma das unidades. Quando isso acontece, eles informam em suas redes sociais.

Cagece

Entre os dias 12 e 17 a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) terá todas as suas atividades administrativas (lojas, unidades de negócio, núcleos de atendimento) funcionando normalmente. É importante destacar que os atendimentos presenciais devem ser marcados no site da companhia, que pode ser acessado aqui.

Correios

Com a suspensão do feriado de Carnaval no Ceará, a Superintendência Estadual dos Correios informou que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, de 15 a 17 haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais conforme as condições vigentes.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios.

Bancos

Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, os bancos estarão fechados na segunda (15) e na terça (16), retornando o funcionamento na quarta (17) a partir das 12h.

Lojas

O Sindicato dos Lojistas de Fortaleza informou que o comércio lojista funcionará normalmente de 9h às 20h.

Em Sobral o comércio também funcionará normalmente.

Sobral Shopping

O Sobral Shopping funcionará normalmente durante o período de carnaval, seguindo as recomendações da Prefeitura de Sobral e em acordo com o Sindicato dos Comerciários.

Pode ser uma imagem de texto que diz "13/02 SÁBADO 14/02 DOMINGO Praça de Alimentação 10h às 22h Lojas Quiosques 10h às 22h Cinema 15h às 21h SmartFit 10h às 18h Praça de Alimentação 11h às 22h Lojase Quiosques 14h às 20h Cinema 15h às 21h SmartFit 9h às 15h HORÁRIOS DE CAR NA 15/02 E 16/02 SEGUNDA ETERÇA 17/02 QUARTA Praça de Alimentação 10h às 22h Lojas e Quiosques 10 às 22h Cinema 15h às 21h SmartFit 6h às 22h Praça de Alimentação 10h às 22h Lojas e Quiosques 10h às 22h Cinema 15h às 21h SmartFit 6h às 22h SOBRAL shopping"

Escolas

As escolas públicas anunciaram que os dias de Carnaval serão inseridos no calendário de aulas da rede pública de ensino. Portanto, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, haverá aulas ou atividades normais para todos os estudantes.

As escolas particulares também funcionarão neste período de carnaval (15 a 17). O feriado foi reagendado para os dias 6 a 10 de setembro.

Universidades

A Universidade Federal do Ceará seguirá o calendário determinado pelo Ministério da Economia para 2021. Portanto, o funcionamento “não será afetado pela recomendação do Governo do Estado”. De acordo com as Pró-Reitorias de Graduação e de Gestão de Pessoas da Instituição, o período do início do sábado (13) às 12h de quarta-feira (17) consta no Calendário Universitário como ponto facultativo e recesso letivo.

Em nota, a Universidade Estadual do Ceará informou que seguirá a recomendação do Governo do Estado no tocante ao funcionamento das instituições de ensino no período de carnaval, entre os dias 15 e 17 de fevereiro. Ou seja, as aulas e atividades estão mantidas.

O Instituto Federal do Ceará declarou que uma portaria do Conselho Superior que os pontos facultativos referentes aos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 sejam dias úteis. Nesse contexto, fica alterado o calendário letivo dos campi do IFCE, e as datas passam a ser letivas Ver menos


Não esqueça de compartilhar essa notícia!

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários: