13 de mai. de 2021

Segundo pesquisa do Datafolha, Lula lideraria corrida presidencial de 2022 com 41% da preferência no 1° turno

 

O petista aparece com 41% das intenções de voto na primeira etapa contra 23% do atual mandatário. No segundo turno, o ex-presidente levaria a presidência com 55% dos votos, contra 32% de Bolsonaro.

A pesquisa foi feita de forma presencial com 2.071 pessoas, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

No levantamento, o Datafolha também diz que os adversários de Lula e de Bolsonaro na corrida presidencial aparecem distantes e não alcançam 10% da preferência. Nesse grupo estão o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7% dos votos; o ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes (PDT), com 6%; o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%; e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).

Juntos, eles somam 24% da preferência do eleitorado e aparecem praticamente empatados com Bolsonaro. Além disso, a soma de todos os adversários de Lula, incluindo Bolsonaro, aparecem com 47% dos votos no primeiro turno, apenas seis pontos a mais que o petista. Ainda de acordo com a pesquisa, 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato. Outros 4% se disseram indecisos.

Num eventual segundo turno contra Bolsonaro, Lula herdaria a maioria dos votos de Doria, Ciro e Huck, marcando 53%. Já Bolsonaro herdaria a maior parte dos votos de Moro e marcaria 32%. O ex-presidente também venceria Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%) com ampla margem no segundo turno.

Por sua vez, Bolsonaro empataria tecnicamente com Doria num eventual segundo turno, com 39% para o mandatário de ultradireita e 40% para o tucano. Mas perderia de Ciro, que marcaria 48% contra 36% do atual presidente.

Fonte: EL País Brasil

Não esqueça de compartilhar essa notícia!

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários: