16 de jul. de 2021

Ceará negocia aquisição direta de três milhões da vacina Coronavac/Sinovac


O Ceará negocia aquisição direta de pelo menos três milhões de doses da CoronaVac/Sinovac/Butantan. Em anúncio nas redes sociais nessa quarta-feira, 14, o governador Camilo Santana (PT) disse que administração estadual conversou com o chefe do Executivo de São Paulo, o governador João Dória, sobre articulações com o Instituto Butantan, que pertence ao governo paulista.

Camilo disse ainda que um secretário do governo foi enviado à China para contatos diretos com a companhia do País. “Temos buscado todas as formas de adquirir o máximo de vacinas para acelerar o cronograma de vacinação e imunizar os cearenses o mais rápido possível”, enfatizou.

Há ainda expectativa, conforme o governador, de recebimento das primeiras doses da vacina russa Sputnik V ainda neste mês de julho. Devem chegar 198 mil doses do imunizante, que será o quinto a compor a imunização no Ceará. No total, foi assinado um contrato de aquisição direta de 5,87 milhões de doses. A previsão inicial era de que a entrega acontecesse em quatro lotes, nos meses de abril, maio, junho e julho.

O Estado já recebeu 5.481.918 de vacinas enviadas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS). São esperadas mais 176.750 doses da Oxford/AstraZeneca ainda nesta quinta-feira, com previsão de chegada às 22 horas. Camilo indicou que novos imunizantes devem chegar ainda nesta semana, mas não divulgou uma data.

No total, 1.390.243 cearenses — equivalente a 15,13% da população — foram imunizados com dose única ou as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que garante uma maior proteção contra a doença. Com pelo menos uma das doses, o total vacinado é de cerca de 3,6 milhões (39%). Os dados são do Vacinômetro da Sesa divulgados nesta quinta-feira e da estimativa populacional para 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Não esqueça de compartilhar essa notícia!

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários: