26 de ago. de 2021

Escolas públicas de Sobral retomam aulas presenciais no dia 1º de setembro


A rede pública municipal de ensino de Sobral inicia, no dia 1º de setembro, o retorno gradual das aulas presenciais com 50% da capacidade de atendimento. Foram adotadas várias medidas de proteção para respeitar o distanciamento, os limites de ocupação e as demais medidas sanitárias para garantir a segurança de estudantes e servidores, seguindo orientações do Plano de Retomada das Atividades de Educação Pública de Sobral.

As unidades escolares passaram por adequações estruturais com a instalação de pias em locais mais acessíveis, abertura de janelas para garantir boa circulação do ar, demarcações no piso e ambientes, reorganização das salas com distanciamento das cadeiras e instalação de totens com álcool em gel. Para os estudantes e profissionais também foi disponibilizado equipamento de proteção individual como máscaras e garrafas de água do tipo squeeze.

Foi garantida a vacinação com as duas doses da vacina contra a Covid-19 para todos os profissionais da educação de Sobral: diretores, coordenadores pedagógicos, professores, cuidadores, servidores administrativos e terceirizados, como manipuladoras de alimentos, controladores de acesso, auxiliares de serviços gerais, além dos técnicos da Secretaria da Educação.

Caso seja constatado um caso de Covid-19 em uma sala de aula, ela será fechada por 14 dias e os estudantes e professor deverão fazer isolamento por duas semanas. Caso sejam detectados dois casos ligados em salas de aula diferentes, a escola toda será fechada por 14 dias.

PLANO DE RETOMADA

Sobral conta com um Plano de Retomada das Atividades de Educação Pública composto por regras e organização interna, cuidados sanitários (aferição de temperatura, uso de equipamentos de proteção individual, atenção e cuidado aos profissionais de grupo de risco, apoio às famílias, entre outros cuidados) e orientações pedagógicas.

As unidades de ensino podem adotar as medidas pedagógicas mais adequadas ao retorno gradual das atividades presenciais de ensino. Metade dos estudantes de cada turma terá aulas às segundas, quartas e sextas e a outra metade da turma terá aulas nas terças, quintas e sábados.

O retorno às atividades presenciais de ensino se dará sempre a critério dos pais ou responsáveis, que deverão assinar um termo de autorização para o retorno. As atividades de ensino, percentuais de capacidade e datas de retorno poderão ser modificadas a qualquer tempo, a depender da situação epidemiológica do município de Sobral.

Não esqueça de compartilhar essa notícia!

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários: