10 de mar. de 2022

Corpo de Bombeiros do Ceará resgata cavalo que caiu em cacimba em Itapipoca


Uma guarnição da 5ª Companhia do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um cavalo que caiu em uma cacimba. A ocorrência foi registrada nessa segunda-feira (07), no município de Itapipoca.

Os bombeiros militares foram acionados após tomarem conhecimento sobre um cavalo que havia sido encontrado dentro de um cacimba após se desequilibrar e cair. De acordo com o subtenente do CBMCE, Antônio Araújo da Silva, o poço estava coberto com vegetação e, por isso, o equino não teria percebido o risco da queda.

“Montamos um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé, um conjunto de moitões, cordas e mosquetão. Dessa forma, foi possível resgatá-lo”, destacou o militar.

Técnica

O sistema permitiu a descida do bombeiro militar vestido com um cinto paraquedista e a amarração do cavalo. Nessas ocasiões, o procedimento é primeiro içar o profissional da área de segurança e, somente em seguida, realizar o resgate do animal. A guarnição de busca e salvamento dos bombeiros militares da 5ªCia/3ºBBM, que atuou no resgate do cavalo na cacimba, em Itapipoca, foi composta pelo subtenente Araújo, cabo Fabrício, soldado Pinho e soldado Vidal.

Balanço e orientações

O CBMCE orienta que, por prevenção, poços e cacimbas sejam cercados e sinalizados, bem como tampados, para evitar acidentes com animais e crianças. Em 2021, a corporação resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies resgatadas estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, dentre outros.



Não esqueça de compartilhar essa notícia!

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários: