1 de ago. de 2022

Onde fica Cococi? Conheça a cidade cearense com apenas 2 famílias habitantes


O 'Fantástico' apresentou, neste domingo (31), na TV Globo, a história de Cococi, uma cidade cearense povoada por apenas duas famílias. Localizado no Sertão dos Inhamuns, o "município" foi extinto em 1979 e acabou se tornando um distrito de Parambu, mas ainda hoje vive no imaginário popular. O povoado é semelhante a outras localidades rurais do Estado. Porém, atualmente, está em ruínas. "Mesmo que o atrativo principal sejam as ruínas, há muita história por trás das paredes rachadas", contou ao Diário do Nordeste a jornalista Jayanne Rodrigues, 25, de Tauá, que narrou a trajetória de Cococi em um podcast.

Além do desgaste natural do tempo, segundo Jayanne, o descaso do poder público colabora para a deterioração da cidade e, consequentemente, seu "esquecimento coletivo". As duas famílias que ainda moram no local têm de buscar água constantemente em outras localidades, por exemplo.

Apesar disso, Cococi resiste e mantém sua história. A única igreja da cidade ainda hoje celebra uma novena dedicada à Nossa Senhora Imaculada da Conceição, padroeira do local. Uma das muitas lendas sobre Cococi, contada por Jayanne no podcast, é de que a cidade foi amaldiçoada por um padre depois de o religioso discutir com uma família importante do lugar. Tamanha teria sido a maldição que, quando um dos filhos mais velhos morreu, ele teria se transformado em serpente. Com informações do Diário do Nordeste.

Não esqueça de compartilhar essa notícia!

Publicação anterior
Próxima publicação

0 comentários: